Guia Completo para o Concurso da Polícia Civil

Antes de falarmos sobre o concurso da polícia civil é importante destacar que, no Brasil, segundo a nossa Constituição Federal, nós temos, ao todo, 8 instituições com funções policiais.  Você sabe quais são elas? Se não sabe no post de hoje você vai aprender! Ao todo nós temos:

  • Policia Federal,
  • Polícia Rodoviária Federal,
  • Polícia Ferroviária Federal,
  • Polícia Penal Federal,
  • Policia Militar Estatudal,
  • Polícia Civil Estadual,
  • Polícia Penal Estadual,

A que nós vamos falar hoje é sobre a POLÍCIA CIVIL! Essa é uma entidade presente em todos os estados brasileiro, ou seja, em 26 estados mais o distrito federal.

Portanto, se o seu objetivo é prestar o concurso da PC, saiba que existem até 26 lugares diferentes para realizá-lo. Sendo assim, se você tentou e um deles e não deu certo, nem pense em desistir, pois você terá mais duas dezenas de lugares!

HISTÓRIA DA POLÍCIA CIVIL

A história da polícia civil é algo que todo policial ou futuro policial precisa saber. Ela mostra como ocorreu a evolução das atividades fiscalizatórias desde os primórdios do Brasil colônia até os dias atuais.

De uma forma simplificada, tudo começou em 1808 com a criação da INTENDENCIA GERAL DE POLÍCIA chefiada pelo Paulo Fernandes Viana na cidade do Rio de Janeiro que, na época, era a capital do país.

No entanto, as atribuições da intendência Geral de Polícia eram enormes, pois envolvia tanto a atividade fiscalizatória e investigativa da polícia, quanto também o poder de julgar casos, função, hoje, do sistema judiciário.

Isso, de certa forma, sobrecarregava o intendente geral de polícia e os seus encarregados que lidavam com a criminalidade em todas as suas esferas. Sendo assim, em 1841, por meio de um decreto lei, essas atividades fiscalizatórias, investigativas e judiciárias são desvinculadas.

Com isso, no lugar da Intendência Geral da Polícia que foi extinta, aparece no seu lugar a polícia judiciária e a polícia administrativa. A polícia judiciária foi formada por juízes com obrigação de julgar casos e a administrativa foi formada por chefe de polícia que, mais tarde, originaria a polícia civil e militar!

 

REQUISITOS PARA ENTRAR NA POLÍCIA CIVIL

Não existe uma faculdade ou universidade específica para se tornar um policial civil. Para fazer parte do time o interessado deve prestar um CONCURSO PÚBLICO! Só depois de aprovado você faz, então, um curso de formação policial, que na maioria das vezes acontece na capital do estado.

No entanto, não é qualquer pessoa que pode se tornar um policial. Existem requisitos bem específicos. Quer saber quais são? Então confira logo abaixo:

  • Ser brasileiro
  • Idade mínima de 18 anos
  • Ter aptidão física e mental
  • Não possuir antecedentes criminais
  • Ter conduta irrepreensível na vida pública e privada
  • Estar em dia com as obrigações militares
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais
  • Ter curso superior completo (varia de acordo com o cargo)

 

COMO SE TORNAR UM POLICIAL CIVIL

Se você tem os requisitos acima, então, agora, irei te ensinar a como você pode se tornar um PC! O primeiro passo é escolher em qual estado você deseja atuar. Como eu disse, no início do artigo, existem 27 lugares diferentes que oferecem essa oportunidade.

Após escolhido o local, você deve ficar antenado com as datas de novos concursos. Muitas vezes, a polícia civil pode demorar até 4 a 8 anos entre um concurso e outro. Para não perder o dia te aconselho seguir alguma rede social que divulgue constantemente as datas desses eventos.

Quando sair o edital, você então deve-se inscrever para uma das carreiras disponíveis, desde que tenha os requisitos necessários para isso.

Com a inscrição feita, a primeira etapa é a prova escrita, considerada por muitos, a mais difícil. Depois de aprovado nessa fase é feito, posteriormente, uma lista de candidatos com as melhores notas.

Todos que estiverem na lista são convocados para realização das outras etapas que incluem: 1) teste médico, 2) teste físico, 3) teste psicotécnico, 4) investigação social e 5) prova de títulos.

A quantidade de candidatos convocada para realização das fases anteriores varia de acordo com cada edital. De uma forma geral se o edital prevê 20 vagas, eles costumam chamar até 5 vezes o número de vagas, ou seja, até 100 candidatos para realização dos testes acima.

Caso você seja aprovado em todas as etapas, a chance de ser convocado é muito grande. É claro que tudo depende da quantidade de vagas que o edital disponibiliza. Se forem disponibilizados 20 vagas e dos 100 chamados forem 40 aprovados nas etapas anteriores, 20 farão o curso de formação policial e outros 20 ficaram em excedente.

A boa notícia é que quando se trata de concurso da polícia civil quase todos os excedentes são chamados. Então, se você já foi aprovados nas primeiras fases fique tranquilo que a sua convocação uma hora irá chegar!

BANCAS  ESPECÍFICA DE CADA ESTADO

Saber a banca que irá fazer a prova que você deseja prestar é muito importante, pois uma das táticas de todo concurseiro é conhecer o perfil da banca prestada! É por isso que, nesse blog, separamos especificamente qual banca você deverá focar quando escolher o estado que deseja prestar o próximo concurso.

É importante ressaltar que muitos concursos da polícia civil podem possuir mais de uma banca elaboradora, porém colocamos nesse infográfico aquela que acreditamos ser a mais importante para você se preparar.

 

FUNÇÕES DA POLÍCIA CIVIL

Muitas pessoas não sabem de fato qual a função da polícia civil e, nem mesmo, qual a sua diferença básica da polícia militar.  Tanto a polícia militar quanto a civil são órgãos de segurança, porém cada uma com obrigações específicas. Para facilitar vamos fazer um paralelo!

A polícia militar tem o objetivo de fazer a repressão imediata e emergencial do ato criminoso e ilícito. Por exemplo: suponha que uma pessoa está sendo ameaçada por outra, podendo a qualquer momento ter sua integridade física prejudicada. Nesse caso, ela deve acionar a polícia militar que fará, então, a repressão imediata do ilícito

Por outro lado, a civil é destinada para investigação e, muitas vezes, ocorre após um crime já ter sido realizado. Vamos pegar também um exemplo: Suponha que uma pessoa tenha sido assassina e não se saiba quem é o agressor. Nesse caso, é função da polícia civil identificar os infratores.

 

NOTAS DE CORTE

O concurso da polícia civil é um dos mais concorridos do país para alguns cargos específicos. Mas, não se desanime, pois saiba que apenas 8% dos inscritos estão realmente preparados.

Tenha em mente que a relação de candidato vagas nem sempre é real e, por isso, o melhor parâmetro é a nota de corte!

Vou listar para vocês agora a média de corte para os principais cargos do concurso da policia civil de todos os estados. As notas do infográfico abaixo foram baseadas nos concursos realizados de 2013 até 2022!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *