Categorias
Português

O que mais cai de Português em Concurso?

Estudar a Língua Portuguesa para concurso é, para muitos, um grande desafio! De fato, nosso idioma culto é complexo e cheio de regras que podem assustar os menos afeitos ou familiarizados com ele.

No entanto, com dedicação — e, claro, alguns macetes — estudar para essa disciplina pode ser bem mais fácil e até mesmo prazeroso. Dessa forma, você vai conseguir obter ótimos resultados nas provas sem arrancar os cabelos.

Por que é importante estudar Português para concurso?

Língua Portuguesa é uma disciplina que está presente em absolutamente todos os concursos públicos, seja qual for o órgão ou a área de atuação. Faz sentido, já que se trata do nosso idioma nativo, aquele que utilizamos todos os dias para nos comunicar. Mas, infelizmente, poucas pessoas se atentam à importância de estudar o português culto ou formal.

O  Índice de Alfabetismo Funcional (Inaf) é um levantamento realizado pelo Instituto Paulo Montenegro e pela ONG Ação Educativa, com apoio do Ibope. Segundo o Inaf de 2018, no Brasil apenas 12% das pessoas entre 15 e 64 anos são totalmente capazes de compreender e se expressar por meio de letras e números. No Ensino Superior, meros 34% têm nível proficiente no idioma.

Esses dados assustam, não é mesmo? Mais que isso: reforçam a importância de estudar com afinco o português. Sendo assim, ter um bom domínio de ortografia e gramática, além de interpretação de textos, é um diferencial na hora de prestar um concurso. Embora as disciplinas específicas tenham um peso maior nas provas (com algumas exceções), Língua Portuguesa pode contar pontos a seu favor no critério de desempate.

O que mais cai na prova de Língua Portuguesa?

Os assuntos mais cobrados de Português em concurso público são:

  • Interpretação de texto.
  • Verbos.
  • Concordância verbal.
  • Regência verbal.
  • Vozes ativa e passiva.
  • Pronomes relativos.
  • Pontuação.
  • Nexos oracionais (orações subordinadas e coordenadas).
Categorias
Informática

O que mais cai de informática em concursos?

O grande problema do concurseiro iniciante é achar que informática é fácil demais e não precisa estudar. Se você está começando agora a lutar por um cargo público aí vai uma dica: NÃO IGNORE A INFORMÁTICA!

Não é porque você meche muito bem no computador, que você conhece do universo computacional. Informática é uma matéria extremante difícil tanto na teoria quanto na prática. É por isso que agora vamos listar as principais materias que todos os concurseiros devem se atentar:

  • Sistemas Operacionais (ex: Windows) — 21% das provas;
  • Planilhas Eletrônicas (ex: Excel) — 18%;
  • Editores de Texto (ex: Word) — 17%;
  • Internet e Navegadores (ex: IE, Firefox e Chrome) — 15%;
  • Hardware e Dispositivos (ex: Monitores e Teclados,) — 9%;
  • Segurança da Informação (ex: CID e Malwares) — 8%;
  • Correio Eletrônico (ex: Outlook e Thunderbird,) — 5%;
  • Editor de Apresentações (ex: Powerpoint) — 4%;
  • Redes de Computadores (ex: Protocolos e Arquiteturas) — 3%.

Se você não tem tempo de estudar tudo foque nos 4 primeiros temas que já te garante mais de 50% das questões! Outra dica é estude por FlashCards e no estilo Concurtab! Clique aqui e conheça nosso produto!

Categorias
Direitos Humanos

O que mais cai de Direitos Humanos em concursos?

Direitos humanos, muitas vezes, não é a matéria preferida dos estudantes de Carreiras Policias. Por essa razão é importante fazer um estudo sem preconceitos e sem politizar a matéria e jamais deixá-la de lado, pois pode ser o diferencial entre os candidatos.

O lado bom é que o conteúdo programático é básico, curto e de fácil compreensão. E caso o candidato possua um conhecimento prévio de Direito Constitucional terá uma maior facilidade para compreender o assunto.

Principais assuntos de Direitos Humanos:

  • Teoria geral dos direitos humanos.
  • Conceitos, terminologia, estrutura normativa, fundamentação.
  • Afirmação histórica dos direitos humanos.
  • Direitos humanos e responsabilidade do Estado.
  • Direitos humanos na Constituição Federal.
  • Política Nacional de Direitos Humanos.
  • A Constituição brasileira e os tratados internacionais de direitos humanos

Qual são os pontos mais importantes?

Todos os pontos do edital são importantes, porém em uma análise estatística sobre as provas anteriores, dois pontos do conteúdo se destacam: a Teoria Geral dos Direitos Humanos e o tópico Constituição brasileira e os tratados internacionais de direitos humanos. Sempre tem uma questão de tratados internacionais, então fique ligado!

Por onde estudar com pouco tempo?

No estudo deste conteúdo opte por materiais mais objetivos, pois alguns livros e até mesmo video-aulas de Direitos Humanos podem ser muito extensos e com divergências doutrinárias em vários pontos importantes. Um excelente dica é estudar por: 1) Flashcards, 2) Mnemônicos e 3) Mapas-mentais.

Entre os acima o que mais facilita a memorização são os Flashcards, considerada uma técnica extremamente vantajosa quando o assunto é gerar memorização. A maioria dos concurseiros que ficam em 1° lugar nos concursos do país estudam por Flashcards, pois com eles a memorização é garantida.

Como fazer Flashcards?

Fazer flashcards é bem simples. Basta você pegar aquilo que é mais cobrado nos concursos públicos sobre direitos humanos e outras matérias e depois embaixo ou no verso escrever a resposta. Dessa forma, quando você tiver com todos os assuntos em Flashcards você começa a praticar lendo a pergunta e tentando adivinha a resposta. Caso acerte, você coloca o flashcard no monte de acertos. Caso erre você coloac no monte de erros para revisar posteriormente.

O único problema dos Flashcards é que ele leva tempo e um conhecimento aprofundado da matéria para confeccioná-los. É por isso que uma solução é comprar os Flashcards prontos. Quer um dica? A concurtab tem os melhores flashcards para concursos públicos e todos eles adpatados a uma dinâmica de jogo de tabuleiro que deixa a memorização muito mais fluida e divertida.

Para adquirir é muito simples. Primeiro você adquire o jogo base que vem com Flashcards de Portugues, Informática, Noções de Direito e Matemática. E depois você vai no menu extensões e adquire os Flashcards específicos que você precisa para o seu concurso! Gostou… então clique aqui!

Categorias
Direito Consitucional

O que mais cai de Direito Constitucional em concursos?

Muitos dos concurseiros inciantes ficam totalmente perdidos quando o assunto estudar direito constitucional. Acreditam que para se dar bem na prova deve-se decorar a constituição. CUIDADO! Não é assim que funciona.

O direito constitucional é uma matéria bem mais ampla do que a simples lei escrita. Existe muitas outras análises que fazem parte do conteúdo como um todo, por exemplo, as doutrinas e as jurisprudências. É por isso que para você se dar bem você precisa se direcionar naquilo que é mais importante.

Em uma análise feita pela CONCURTAB, empresa especilista em trazer conhecimento de forma lúdica e divertida para os concurseiros, chegou-se a conclusão que as principais matérias conbradas nos últimos concursos foram:

  • Direitos e garantias fundamentais (32%)
  • Organização Pública (19%)
  • Administração Pública (13%)
  • Direitos Sociais (7%)
  • Princípios fundamentais (7%)
  • Aplicabilidade/Eficácia (7%)
  • Nacionalidade (5%)
  • Direitos Políticos (5%)
  • Organização dos Poderes (5%)

Todos esses assuntos representam 100% do que é cobrada de direito constitucional, porém cada um numa porcentagem diferente. Perceba que só os 3 primeiros já fazem mais de 50% da matéria!

Sabendo disso, agora você já pode se organizar. Caso tenha tempo estude todos os temas e gabarite a prova! No entanto, se você não tem todo esse tempo disponível foque apenas nos assuntos mais importantes e que perfazem a maioria da matéria.

 

Por qual material estudar?

Materia de estudo para direito constitucional temos muitos. Se você fizer uma pesquisa rápida na internet o que mais tem são livros e cursos sobre o tema. Porém, o mais importante é focar em materiais didáticos que facilitem o seu processo de memorização.

Para quem tempo, ler livros e assistir video aulas é uma boa, pois conseguirá aprender com bastante profundidade a matéria. Porém, se você é daqueles que precisa aprender uma matéria o mais rápido possível o mais recomendados são os Flashcards!

Flashcards é considerado segundo os maiores especialistas da área de memorização como a melhor maneira de decorar termos e nomes. Eles consistem em cartas que fazem apenas as perguntas relevantes da matéria e embaixo já vem com a resposta elucidativa daquele problema.

É por isso que a Concurtab, desenvolve no seu jogo de tabuleiro voltado para concursos públicos, flashcards sensacionais de todas as matérias, onde você aprende literalmente brincando! Não perca essa grande oportunidade e já adquira o seu.